Loading...

Psoríase

O que é?
É uma doença crônica inflamatória. Aparece na forma de lesões avermelhadas e descamativas e, geralmente, não provoca sintomas. Não é contagiosa, e os locais mais acometidos são cotovelos, joelhos e couro cabeludo, apesar de poder aparecer em qualquer parte do corpo.

Não se sabe precisamente a causa da psoríase, mas sabe-se que alguns fatores aumentam a chance de desenvolver a doença como predisposição genética, obesidade, tabagismo, ingestão excessiva de álcool, estresse, clima frio, entre outros.

Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, mas a biópsia de pele (retirada de pequeno fragmento de pele) pode ajudar a confirmar ou afastar a suspeita de psoríase. A biópsia pode ser feita no consultório, após anestesia local.

Tratamento
A psoríase não tem cura e o tratamento busca amenizar as lesões, melhorando assim a qualidade de vida. A conduta vai depender da gravidade de cada caso e isso será avaliado junto ao seu dermatologista.  O tratamento baseia-se no uso diário de hidratantes – fundamental para a manutenção e restauração da barreira cutânea – e, para o tratamento das lesões, aplicação de cremes/pomadas de corticoide, inibidores da calcineurina, derivados do alcatrão, etc. Em casos mais extensos pode-se fazer uso da terapia com luz (modalidade terapêutica que utiliza luz ultravioleta A ou B) e medicamentos via oral (metrotrexate, acitretina, entre outros) e injetável.