Loading...

Dermatite Atópica

O que é?
É uma doença crônica da pele, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativas. Os locais mais frequentemente acometidos são as "dobrinhas" do pescoço, cotovelos e joelhos; apesar de poder se manifestar em qualquer parte do corpo. Provoca muita coceira e o ato de coçar pode gerar feridas na pele.

Vários fatores contribuem para o surgimento da dermatite atópica, entre eles predisposição genética e alteração do sistema imunológico e barreira cutânea. Todos esses fatores levam ao aparecimento de uma pele extremamente seca, sensível e incapaz de produzir sua própria proteção natural.

Acomete principalmente crianças com histórico pessoal e/ou familiar de atopia (rinite, asma e/ou dermatite).

Diagnóstico
O diagnóstico da dermatite atópica é clínico.

Tratamento
Para tratar as crises, podemos utilizar medicamentos tópicos – cremes/pomadas de corticoide ou imunomoduladores – e via oral (anti-histamínicos para o controle da coceira, antibióticos no caso de infecções de pele, corticoide e imunossupressores nos casos mais graves).

Para o tratamento da dermatite atópica, é importante ressaltar que, devido ao fato da barreira cutânea estar alterada, o paciente precisa adotar as seguintes medidas de manutenção no período entre as crises:
- Usar água morna ou fria durante o banho.
- Tomar banhos rápidos.
- Dar preferência aos sabonetes suaves e utilizar pouco sabonete.
- Não esfregar a pele com bucha.
- Após o banho, aplicar uma camada generosa de um bom hidratante.