Loading...

Câncer de Pele

O que é?
É o câncer de maior incidência no Brasil, por isso é importante estar atento ao surgimento ou mudança de lesões na pele. A radiação UV (ultravioleta) é a principal responsável pelo desenvolvimento dos tumores cutâneos. Existem três principais tipos de câncer de pele:

- Carcinoma Basocelular: é o mais comum. Geralmente apresenta-se como uma "bolinha" cor da pele ou avermelhada, que vai crescendo lentamente e não regride espontaneamente. Pode surgir em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas áreas expostas ao sol. Há grande chance de cura quando tratado precocemente.

- Carcinoma Espinocelular: é o segundo tipo mais comum, geralmente apresenta-se como uma ferida que não cicatriza. É mais comum nas áreas expostas ao sol e mais frequente nos homens.

- Melanoma: é o mais raro e grave dos três. Na maioria dos casos, aparece como uma "pinta" acastanhada ou enegrecida que vai mudando de cor, forma e/ou tamanho, podendo até sangrar. Se detectado precocemente tem grande chance de cura. Nos estágios mais avançados o prognóstico é pior, pois aumenta a chance de metástases (quando câncer espalha para outros órgãos do corpo).

Diagnóstico
Na suspeita de um câncer de pele no exame clínico, pode ser feita uma biópsia para a confirmação e depois programar a cirurgia ou retirar a lesão por completo. Essa decisão será tomada pelo dermatologista e dependerá da região afetada e do tamanho da lesão. O material retirado é encaminhado para análise de um médico patologista (exame anatomo-patológico).

Tratamento
Na maioria das vezes, o tratamento do câncer de pele é feito através da remoção cirúrgica da lesão. Em alguns casos, outras medidas podem ser necessárias.